Ovos larvas e pulpas:
São as formas jovens, ou imaturas, das formigas. São encontradas imóveis, principalmente sobre os jardins de fungo, alimentadas pelas operárias ou jardineiras.
Operárias ou jardineiras:
As operárias são as formigas que estamos acostumados a ver. Elas são todas fêmeas, não possuem asas e são estéreis ou seja não são férteis. Desempenham todas as funções dentro da colônia, se preferir formigueiro. Dentre estas funções citam-se: a escavação e a limpeza do ninho, a procura de alimento, a alimentação das larvas e da rainha, a alimentação de outras operárias, a defesa da colônia e muitas outras. As operárias vivem de dois a três meses e durante toda sua vida trabalham em prol da colônia, ou seja por ela.
Operárias carregadeiras ou cortadeiras:
As operárias de tamanho médio fazem o corte, transporte e cuidados iniciais dos vegetais, a escavação do ninho e outras atividades, sendo por isto chamadas de cortadeiras.
Carpinteiras:
É uma formiga grande e com cor preto fosco. Escava túneis em troncos recém mortos ou qual quer madeira.
Legionárias:
As legionárias, são noturnas e correm velozmente em fila indiana. Se alimentam de outros insetos.
Criadoras de gado:
Elas são criadoras de afídideos. Dedica-se a maior parte das energias cuidanado dos anfídideos, carregando-os e protegerndo-os.
Coletoras de sementes:
Essas formigas coletem as sementes e depois ás guardam dentro de um tipo e um depósito. Quando as sementes germinam, são levadas para fora. Para gerar novas sementes.
Soldadas:
São as operárias maiores e mais fortes, chamadas de cabeçudas, que cuidam principalmente da defesa do formigueiro. Encontraremos várias soldadas acompanhando e mesmo ajudando outras operárias nos carreiros de trabalho, porém é dentro do formigueiro que elas se encontram em grande número.
Rainha ou Içá:
É a única fêmea reprodutiva desde a fundação do formigueiro até sua morte, isto é, a rainha é a mãe de todos os ovos de onde nascerão as outras formigas. A rainha controla não somente a quantidade de soldadas, operárias e aladas que nascem como também o ritmo de trabalho da colônia em cada estação. Todas as espécies de importância parecem possuir apenas uma rainha, de modo que a sua morte determina a extinção do ninho.
Cultivadoras de fungos:
Essa formiga, é de porte médio e avermelhado. Seu trabalho é mascar as folhas e cultivar o fungo nelas.
Armazenadoras e líquidos açucarados:
Vivem em locais áridos. Por isso desenvolveram uma técnica de armazenar, durante os período de secas,sucos açucarados em seus corpos flexiveis
Bitus:
São as formigas machos. São alados e se acasalam com a içá no ar. Logo após o acasalamento na época depois das chuvas morrem, por causa de sua boca torta que dificulta a sua alimentação.
Fonte: livro Os Insetos por Peter Farb
Site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/formigas/formigas-cortadeiras-5.php
Ótimo texto, pessoal. E a fonte é exatamente assim que deve ser apresentada. Parabéns.
ResponderExcluirObrigado.
ResponderExcluirparabéns amo insetos e agora estou fazendo um formigueiro caseiro para feira de ciencias
ResponderExcluirFoda-se
Excluirparabéns amo insetos e agora estou fazendo um formigueiro caseiro para feira de ciencias
ResponderExcluir